#NEWMOOD A EXPANSÃO DAS OBRAS DE TERROR
Em muitas vezes que eu pensei em um tema, o terror me veio a mente mas
eu tinha um certo receio porém existem algumas obras que transcenderam o
público nos últimos anos, se juntando ao que já estávamos acostumados.
Para iniciar esse assunto, quero deixar claro q vou citar alguns
filmes/séries/animes e especificar se contem cenas fortes ou não, pq na
verdade esse é o problema de muita gente que não gosta de filmes desse
gênero.
It I e II (2017 e 2019)
Baseados de um único livro "It: A Coisa", esses dois filmes mostram o
quão perverso é o palhaço, entidade cósmica, homem traumatizado ou
demônio, o que você achar melhor depois de acompanhar a trajetória das
pobres crianças de Derry Maine. Já esclareço pra vocês que tem cenas
fortes, com sangue, distorção da realidade é o ponto alto do filme,
crianças e adultos sofrem com os poderes do IT, utilizar os medos das
pessoas é algo que sempre será uma boa forma de desequilibrar e enganar
então é a fórmula que se deu melhor nos cinemas, com lucros gigantes, o
primeiro com 293 milhões de retorno para o estúdio e o segundo com 169
milhões de dólares. Tem cenas incríveis, memoráveis e terror
tradicional, psicológico e muito sangue, além da constante presença de
IT durante os dois filmes, um das melhores franquias que eu já pude
assistir.
Fragmentado/Vidro(2016)
Protagonizado pelo excelente ator James McAvoy, que interpreta Kevin um
homem com 23 personalidades, existe uma dúvida de alguns profissionais
sobre a veracidade disso e principalmente sobre o controle que eles têm
sobre Kevin, no entanto, desde o início do filme sabemos que isso não é
evidente, Kevin aprisiona as suas vítimas e mostra a maioria dessas
personalidades até mostrar o que tem escondido de todos, o filme tem
muito elementos de suspense e terror psicológico, poucas cenas com
sangue e um desafio a todos de acreditar se realmente toda aquela
situação poderia ser real. Já no segundo, temos a adição da incrível
Sarah Paulson e mais alguns personagens com o seu próprio enigma, com o
passar do filme, existe um choque de realidades e trama se estreita, se
realmente é possível se convencer de algo, a ponto de tornar realidade.
Os Estranhos (2008 e 2018)
Esses são filmes que me marcaram por serem um dos poucos com a essência
do terror, suspense e assassinatos causados por pessoas sem habilidades
sobrehumanas, são baseados em fatos reais, dando abertura para vários
outros, tanto o primeiro como o segundo giram em torno de famílias que
são caçadas por essas pessoas sem motivo algum, apenas porque eles
querem matar, o cuidado com a trilha sonora, os pequenos sons, foco da
câmera, vulnerabilidade das vítimas, faz esses filmes serem únicos. Se
você gosta de terror, suspense e filmes com assassinos. É a melhor
indicação pra quem gosta de terror clássico.
Corra (2017)
Um dos filmes com mais memes na internet, infelizmente não levou nada no
Oscar mas foi amplamente aclamado pela crítica e público. No meio de um
debate racial gigante nos estados unidos, o diretor Jordan Peele
utilizou isso a seu favor, colocando no filme a dinâmica de várias
pessoas brancas querendo ter o "melhor" das pessoas negras, explicando
da maneira mais simplória para não dar spoiler mas já adiantando aqui
que a visão das pessoas que acreditam na supremacia branca é muito
próximo do que se vê no filme, existe uma alusão a escravidão, a falsa
idéia vitimista das pessoas privilegiadas e apropriação cultural, tudo
isso muito bem colocado de forma sútil no meio de um história cheia de
terror psicológico, o protagonista Chris interpretado por Daniel Kaluuya
é um dos melhores destaques, incrivelmente carismático.
The Promised Neverland (2019)
Acho que é a primeira vez que falo de um anime no Blog, finalmente essa
hora chegou. Com três personagens carismáticos e cheios de
personalidade, principalmente inteligentes, somos introduzidos a uma
fazenda cheia de segredos, nessa história não há momentos para não
prestar atenção, são apenas 12 episódios recheados de mistérios, jogadas
perigosas e as crianças mostrando as melhores estratégias possíveis
para lidar com cada tragédia com que se deparam. Não é uma obra para o
público infantil, tem muito suspense e terror psicológico, não tem
sangue de maneira exagerada ou para chocar, tudo é extremamente
delicado, intenso e nos traz totalmente para o sentimento de esperança. É
um dos melhores animes que eu já assisti, traz muitas emoções boas
assim como um desespero que te deixa muito atento a tudo que acontece.
A Maldição da Residência Hill (2018)
Essa série da Netflix, é uma das histórias mais bem amarradas do serviço, com as temporadas planejadas no estilo American Horror Story, cada temporada tem uma trajetória única. Tudo começa quando uma família decide se mudar para um mansão que, infelizmente, é mal assombrada. Existem cenas mixadas tanto da infância das crianças na casa e os problemas matrimoniais dos pais quanto no presente com todos adultos, lidando com os seus traumas do passado. Cada irmã tem uma forma muito diferente de lidar com esses fantasmas do passado e com as pessoas que convivem, vemos a rotina de casa uma e como a história de molda para que todos voltem para a mansão e finalmente enfrentar os seus medos. Existem questões sérias abordadas, um enredo que prende muito a atenção, o terror psicológico e as figuras sobrenaturais dominam a série do início ao fim. Foi a primeira série original do Netflix que eu amei muito, ansioso para a segundo temporada.
Então gente, gostaram? Eu tive muitas ideias sobre esse tema, provavelmente farei mais edições, me apóiem por favor, e indiquem também o que vocês gostaram de assistir, vamos somar !!!