#NEWMOOD: Mulheres Negras Em Foco Séries
Em mais uma parte desse tema que eu amo demais, citar algumas séries com protagonismo feminino seria ótimo mas pra ser mais especial, quero apresentar algumas séries que me surpreenderam muito e marcaram alguns momentos na minha vida.
Scandal (7 Temporadas / 2012 a 2018)
A série protagonizada por Olivia Pope (Kerry Washington)
faz parte das criações da autora Shonda Rhimes, aclamada mundial, tem
um pouco de cada gênero, ação comédia, suspense mas o que torna essa
série tão marcante? Além de ter uma mulher no poder, embora ela não seja
a presidente, todo o elenco tem um papel essencial para entendermos
como funciona o cenário político, não apenas americano mas qualquer
outro, as trocas de poder, as mentiras, as informações usadas para
conseguir benefício, nada é tão chocante como descobrir que toda a
sensação de controle que vemos nos palanques, discursos e coletivas é
muito sensível. Olivia Pope é capaz de trazer qualquer pessoa para o seu
lado com o seu poder de persuasão, inteligência e obstinação, a atriz
nos entrega drama, humor, sensibilidade, vulnerabilidade, lágrimas e
tudo que você precisa para acreditar no que uma das maiores
protagonistas que já existiu quer.
A Vida e a História de Madam CJ Walker (Minissérie)
Uma das obras mais cativantes, obra biográfica com Madame CJ
interpretada por Octavia Spencer, assisti a pouco tempo e posso definir
essa série com a palavra entusiasmo. Assim que viu uma oportunidade de
fugir do marido abusivo, da vida que não lhe trazia coisas boas e
vislumbrou um futuro dos sonhos, Madam decidiu investir tudo que tinha
no seu próprio negócio, foi a primeira mulher milionária, durante sua
escalada enfrentou racismo, na série foca mais no machismo, traições e
sua própria insegurança, tudo isso brilhantemente suavizado mantendo uma
mensagem positiva acima de tudo. A frase que sempre me faz lembrar
dessa série curta de uma temporada é "nunca volte para aquilo que te
destruiu".
Raising Dion (2019 - Renovada)
A série mais leve, mais carismática, mais amável de todas as que
indiquei até hoje, o foco deveria ser apenas no Dion mas a mãe dele,
Nicole Reese interpretada por Alisha Wainwright, nos apresenta todas as
dificuldades que uma mãe lida diariamente incluindo o filho ter
superpoderes e o mistério do desaparecimento de seu marido. Ela enfrenta
amigos, escola do filho, a luta pra conseguir um emprego e ser uma mãe
presente e atenciosa, fazendo o máximo pra esconder as habilidades do
filho, exaustivo o bastante sem homens e com eles, o maior desafio é
saber se pode confiar em qualquer um mesmo que apenas por amizade. Muito
afeto, muita leveza em discutir alguns temas, essa aventura me ganhou
em cada episódio.
How To Get Away With Murderer (6 Temporada / 2014 a 2020)
Carregada com as melhores atuações possíveis por um ser humano, Analise
Keating interpretada pela deusa Viola Davis, é com toda excelência
possível que a protagonista mergulha inteiramente em tudo que se propõe.
Com temporadas baseadas em cenas de início e fim de várias trajetórias e
assassinados, que você ama cada parte dessa série, nada é óbvio, é
impossível prever o que aconteceu ou o que vai acontecer, se tem uma
série com reviravoltas, essa é a mestra. Todos os personagens tem uma
ligação muito forte com Analise e isso coloca mais dúvidas sobre qual é o
próximo passo de todos eles até a solução de mais um crime, a série que
mais demonstra o quanto nós temos qualidades e defeitos, que não
devemos julgar o outro por nenhum situação em si. É na minha série
preferida por saber desenvolver muito bem a protagonista e trazer casa
personagem para o seu melhor e pior, impossível desgostar de um
personagem por todas as temporadas.
Eu gostaria de citar mais, temos Pose (perfeita) e Cara Gente Branca (polêmica e necessária) e Empire conduzida pela Taraji (foto baixo) mas eu já falei das séries em outros posts.